PAC – Programa de Atuação em Cortiços – Santos

  • Cliente:
    CDHU - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL E URBANO
  • Ano:
    2000
  • Local:
    CENTRO - SANTOS - SP

 O PAC da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, responsável para resolver o problema das moradias subnormais, cortiços situados, majoritariamente, nas áreas centrais das grandes cidades. Em geral, as áreas encortiçadas passaram por um processo de transformação de seu uso, de deslocamento dos investimentos, ocasionando a ociosidade da infra-estrutura instalada e sua progressiva degradação. Ao estimular a oferta de soluções habitacionais nessas áreas, o Programa pretende induzir um processo mais amplo de revitalização urbana.

A Ambiente Arquitetura contribuiu para o programa trabalhando na identificação, caracterização e no desenvolvimento de metodologia para intervenção nos cortiços do centro da cidade de Santos, por meio de levatamento a campo e cadastros dos cortiços na região central; e elaboração de uma proposta de reocupação urbana com a implantação de novas edificações – HIS.

Na segunda fase do planejamento o PAC contratou a Fundação SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados, em outubro/2001, responsável pela elaboração do instrumental e pela realização da coleta de dados, com o objetivo de levantar elementos para o entendimento do problema do encortiçamento e também de contribuir com o planejamento de implantação do programa. A pesquisa de caracterização socioeconômica contemplou a caracterização e avaliação dos domicílios atuais. A inserção da família no bairro e sua participação associativa também foi levantada.

 

Colaboradores:

Arquiteto Luis Fernando de Almeida

Arquiteto Sérgio Vieira

Outros trabalhos